Ridge Racer e a Sony: uma Parceria de superstição

    Compartilhe
    avatar
    Colares
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 303
    Reputação : 127
    Data de inscrição : 03/10/2011
    Idade : 32
    Localização : Fortaleza -Ce

    Ridge Racer e a Sony: uma Parceria de superstição

    Mensagem por Colares em Qui Maio 23, 2013 12:09 pm

    Como todos sabem, Ridge Racer é um dos títulos mais populares lançados para os consoles da Sony. Agora fato bem interessante é que essa dobradinha: Ridge Racer e Playstation foi um tipo de parceria de superstição que a Sony e a Namco tiveram acreditando que o grandioso sucesso do 1° console, o Playstation seria repetido nos sucessores.

    Será que deu certo? Antes de respondermos essa pergunta vamos antes entender o porquê dessa parceria de superstição.

    Iniciamos no ano de 1993 quando foi lançado o jogo: Ridge Racer para o Arcade Namco System 22, jogo considerado inovador na época. Um ano mais tarde a Sony depois do fim da parceria com a Nintendo resolve lançar o seu primeiro console, convencida por um de seus Engenheiros Ken Kutaragi, entrando definitivamente no mercado de produção de consoles independentes.

    Após a decisão ser tomada a Sony procurou um jogo "inovador" para lançá-lo junto com o console e claro levou em consideração também a série Daytona Usa que fazia bastante sucesso no Sega Saturn, console que já estava no mercado e representava um concorrente de peso para a Sony.
    Foi então que que se firmou a 1° parceria entre a Sony e a Namco, já que o console inovador precisava de um jogo inovador: Não deu outra, Ridge Racer chegava ao Playstation prometendo surpreender todos o gamers. Esse foi definitivamente o 1° jogo do Playstation, lançado em 3 de Dezembro de 1994.

    O sucesso foi muito bom e um ano depois, em 3 de dezembro de 1995 foi lançado o segundo jogo da série no PS1: Ridge Racer Revolution no dia 3 de dezembro de 1995. Muito parecido com o seu antecessor, mas com os gráficos e os controles bem melhores. O sucesso foi marcante e a Sony solicitou que a Namco desenvolvesse o 3 título da série para o Playstation.

    Em 3 de Dezembro de 1996, a Namco lança o Rage Racer, que antes seria o Ridge Racer 3, mas por mudar um pouco suas características passando de um jogo mais jovem para adulto teve seu nome mudado.

    Em 3 de Dezembro de 1998, data de lançamento motivada pelas duas empresas, principalmente a Sony, em razão do seu primeiro console ter realmente dado certo e bem certo com seu lançamento nesse mesmo dia, A Namco lança o que seria o último Ridge Racer para o PS1: O Conhecido R4: Ridge Racer Type 4. Tudo numa superstição tremenda: 4 jogos, 4 anos depois do seu primeiro jogo, intitulado como R4. Realmente interessante, e a Namco nem fez questão de esconder essa dado, pois o game R4, acompanhou um segundo cd que mostrava seus principais lançamentos e ainda um versão jogável do primeiro Ridge Racer à 60 frames. Era uma comemoração entre as duas empresas pelo sucesso obtido pelo console PS1 que foi iniciado pelo Ridge Racer da Namco.

    Em Dezembro de 1999 a Sony decidiu que o primeiro jogo lançado para seu novo console seria o: Claro, Ridge Racer, mas ainda não se sabia quando e qual o nome dessa versão. A única coisa certa é que seria o primeiro jogo para o PS2.

    Em 4 de Março de 2000 a Namco lança o primeiro título para PS2: O Ridge Racer V - SLPS 200001. Embora a data não tenha se repetido (3/12), existem histórias que confirmam que o real lançamento do Ridge Racer V foi mesmo no dia 3/12/99, tanto é que na tela inicial do jogo: aparece:
    Namco, 1999. No entando a data foi mudada, pois a Sony preferiu mudar a data de lançamento para o jogo ser lançado junto com o seu console. Mantendo a escrita do PS1.
    Mesmo com o problema que o PS2 teve logo no seu início de vida que foi o defeito nas primeiras unidades do seu memory card! As vendas do console não foram prejudicadas e o Ridge Racer 5 foi um dos jogos mais vendidos da história , superando inclusive o Ridge Racer do PS1.

    Agora após essa história, vc é capaz de dizer qual o primeiro título lançado para o Poderoso PS3? O Ridge Racer 7. Lançado em 11 de novembro de 2006, 10 anos depois do lançamento nos EUA de Ridge Racer Revolution para PS1. Nele está de volta uma característica presente nas versões clássicas da série, que é o "unlimited restarts", possibilidade de o jogador reinciar a corrida diversas vezes .

    A Sony se mostrou durante toda a vida de seus consoles como uma empresa que buscou a inovação, mas sempre bem fiel às suas superstições.

    A seguir, vc confere um resumo de toda a vida de Ridge Racer no Playstation:


    Ridge Racer SLPS 000001 03/12/1995




    Ridge Racer Revolution SLPS-00150 03/12/1995




    Rage Racer SLPS-00600 03/12/1996




    R-4: Ridge Racer Type 4 SLPS-01800-1 03/12/1998




    Ridge Racer V (PS2) SLPS-200001 04/03/2000




    Ridge Racer 7 (PS3) 11/11/2006




    E a pergunta inicial? Será que deu certo? Bem, o sucesso do console só nos permite confirmar que a parceria deu certo e muito. E foi o Ridge Racer o jogo que deu o ponta pé incial no Playstation. Se não fosse a ajuda da Namco, o Playstation teria encontrado algumas dificuldades para causar uma boa impressão inicial e com certeza a história poderia ter sido diferente. Essa parceria se manteve qse até os dias atuais, com o Playstation 3.

    Agora fica uma nova pergunta: Será que a superstição continuará no PS4? E ainda será que a Namco vai abrir os trabalhos denovo? Novo Ridge Racer?

    Só podemos esperar que o novo console da Sony tenha muitos excelentes títulos e possa concorrer com o poderoso Xbox One, o novo console da Microsoft. Ambos os consoles querendo buscar o espaço entre as nossas preferências e nós aproveitando o que cada um deles tem de melhor!

    Se vc gostou do tópico... COMENTE!


    _________________


    avatar
    Odin
    Adminstrador
    Adminstrador

    Mensagens : 1302
    Reputação : 186
    Data de inscrição : 01/10/2011
    Idade : 32
    Localização : Palácio Valhalla - Asgard

    Re: Ridge Racer e a Sony: uma Parceria de superstição

    Mensagem por Odin em Qui Maio 23, 2013 9:08 pm

    Ta ai, uma série de jogos que nunca joguei Razz

    Mas lembro que um vizinho tinha o 4 para PC, mas quando fui pegar emprestado ele tinha trocado com um outro cara, e acabei nunca jogando esses jogos, mas gostaria de joga-los Laughing

    Será que ele é melhor que o Daytona?


    _________________




    avatar
    Colares
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 303
    Reputação : 127
    Data de inscrição : 03/10/2011
    Idade : 32
    Localização : Fortaleza -Ce

    Re: Ridge Racer e a Sony: uma Parceria de superstição

    Mensagem por Colares em Seg Maio 27, 2013 10:03 am

    Odin escreveu:Ta ai, uma série de jogos que nunca joguei Razz

    Mas lembro que um vizinho tinha o 4 para PC, mas quando fui pegar emprestado ele tinha trocado com um outro cara, e acabei nunca jogando esses jogos, mas gostaria de joga-los Laughing

    Será que ele é melhor que o Daytona?
    Eu considero os dois muito bons! Gosto mais do Ridge Racer, por achar mais fácil e as músicas mais animadas e bem futuristas tbm. Vc tem que conferir!


    _________________



    Conteúdo patrocinado

    Re: Ridge Racer e a Sony: uma Parceria de superstição

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sab Jul 21, 2018 7:17 am